Numa resposta rápida, a embalagem do produto está na linha de frente das vendas e da estratégia de marketing, uma vez que vende por si só.
Longe vai o tempo em que o propósito da embalagem era conter e proteger o produto de danos em toda a cadeia de logística até chegar à prateleira dos retalhistas. Esta necessidade básica rapidamente evoluiu para uma nova ferramenta de vendas e marketing, assim que as empresas estabeleceram a relação entre a aparência do produto e os resultados das vendas.

A embalagem do produto é o primeiro contato com o consumidor e é decisiva na primeira decisão de compra também conhecida como o primeiro momento da verdade, o que significa que a embalagem desempenha um papel fundamental no sucesso de vendas do produto, pois pode vender por si só.
A aparência da embalagem do produto aumenta não apenas a visibilidade do produto na prateleira, mas também a percepção e o reconhecimento da marca, tornando-se tão importante para o produto como o próprio desempenho.
O design do produto de embalagem torna-se chave na diferenciação de produtos, no entanto, um produto que é completamente diferente da concorrência, a diferenciação é alcançada, certo? E só porque é diferente, as pessoas estão dispostas a comprá-lo?
A resposta é não, porque a diferenciação não é suficiente. O produto tem que atrair os sentidos dos consumidores. Se a embalagem do produto não atrai os sentidos dos consumidores, as pessoas simplesmente não o compram.
Ter uma embalagem de produto atraente é necessário, mas não o suficiente para a recompra, também conhecido, como o segundo momento de verdade. Se a embalagem do produto atrair, mas fornecer uma experiência negativa ao consumidor, os consumidores dirão: “é uma embalagem muito boa, mas não preenche as minhas necessidades” ou “é difícil de usar”. E, no final, os consumidores não recompram e o produto falha no segundo momento da verdade.
Os efeitos de uma experiência negativa com a embalagem do produto podem ser devastadores para uma imagem de marca, não só os consumidores não comprarão novamente, mas também podem facilmente compartilhar sua experiência através de redes sociais, criando um efeito de dominó negativo para o produto e marca.
O primeiro e o segundo momento de verdade são os principais marcos no processo de vendas e são fundamentais em todas as estratégias de vendas e marketing, pois contribuem decisivamente para os objetivos comerciais.
Resumindo, pode-se dizer que a embalagem do produto adiciona ou remove valor influenciando diretamente a decisão de compra.
Reconhecer esse valor é meio caminho de ter produtos com valor acrescentado e de sucesso no mercado, que são relevantes para consumidores e empresas. O “resto do caminho”, nós, na Impackt, cuidamos disso.