Há tantos momentos importantes nas nossas vidas que estão associados à embalagem de produto e que se tornaram parte das nossas vidas há muito tempo.

A embalagem é o primeiro contato físico com os consumidores e desempenha um papel fundamental na gestão de expectativas sobre o seu conteúdo.

Gestão das expectativas do consumidor

Certamente aconteceu com todos nós de rotular o conteúdo pela sua embalagem, de modo inconsciente.

Pode não ser correto, mas a primeira impressão de algo é difícil de mudar.

As pessoas têm normalmente uma predisposição para alinhar sua primeira impressão com a experiência em si e seguir o caminho de menor resistência. Por outras palavras, quando as pessoas alinham a primeira impressão com experiência, a reação tende a confirmar a primeira impressão. E as reações podem ser:

Confirmação

Segue o caminho de menor resistência, aceitando desvios menores no conteúdo do produto e de acordo com tolerância de cada um, que essa primeira impressão coincide com a experiência e as pessoas estão certas.

Confirmação positiva: aparência do produto apela aos consumidores, que são atraídos para experimentar e tendem a confirmar a sua primeira impressão durante a experiência do produto.

Reações como: “uhau! Eu sabia que iria gostar, e via-se pela aparência mesmo antes de o experimentar.

Confirmação negativa: o consumidor percebe que a aparência do produto tem pouco valor de acordo com seus padrões individuais.

Em casos normais, não há intenção de experimentar, mas por algum motivo externo ao consumidor, por exemplo, um presente ou nenhuma outra alternativa de compra, o produto é experimentado e, se o produto não superar a tolerância da primeira impressão, o consumidor irá confirmar que produto não é bom.

Reações como: “humm … não parecia bom, mas eu tive que comprá-lo, pois não havia alternativa na loja.

Surpresa

A experiência do produto superou completamente a barreira da primeira impressão, criando emoções fortes nas pessoas causando a quebra na resistência da primeira impressão. A surpresa pode ser:

Surpresa positiva: a vantagem é as pessoas terem uma boa sensação ao superar a baixa expectativa inicial de um produto. Mas é muito arriscado porque as pessoas podem nem sequer tentar.

Reações como: “No começo estava reticente, mas quando provei, gostei bastante.

A surpresa negativa é a mais devastadora das experiências também conhecida como desilusão. A qualidade do produto é muito menor do que a expectativa criada pela primeira impressão da embalagem do produto ou pela quantidade ser muito menor do que parecia.

Reações como: “Uma caixa tão grande e quase vazia.

Não há uma segunda oportunidade de fazer uma boa primeira impressão

O alinhamento entre a primeira impressão e a experiência é comum em todos os casos e dependendo da tolerância de cada indivíduo, proporciona resultados diferentes na reação do consumidor durante a sua experiência com o produto.

Por outras palavras, a gestão das expectativas dos consumidores é crucial no desenvolvimento de produtos. Elementos como design, dimensões, materiais e cores contribuem para a aparência do produto e são fundamentais para a primeira impressão dos consumidores, que por sua vez, será a referência durante a experiência do consumidor.